Home celebridades Bilbo de ‘O Senhor dos Anéis’, Ian Holm morre aos 88 anos

Bilbo de ‘O Senhor dos Anéis’, Ian Holm morre aos 88 anos

27
0

O ator ficou conhecido também por papéis em ‘Alien, o oitavo passageiro’ e ‘Carruagens de fogo’. Segundo seu agente, ele tinha Parkinson

Morre Ian Holm, o Bilbo de 'Senhor dos Anéis' - Blog Social 1

Aos 88 anos, o ator inglês Ian Holm, o Bilbo Bolseiro na trilogia “O Senhor dos Anéis”, morreu em Londres, confirmou seu agente, acrescentando que sua doença estava relacionada ao mal de Parkinson.

“Ele morreu pacificamente no hospital, com sua família e cuidador”, disse o agente.

 

Ian Holm, o Bilbo Bolseiro de 'Senhor dos Anéis', morre aos 88 ...

 

Holm ganhou um Bafta e foi indicado ao Oscar por seu papel como técnico independente de atletismo Sam Mussabini no filme “Carruagens de fogo”, de 1981. Deixou o teatro em 1976 depois de um grave caso de “medo do palco”. Anos depois, encontrou uma nova geração de admiradores ao ser escolhido como Bilbo Bolseiro na trilogia “O Senhor dos Anéis”.

 

Ian Holm nasceu em 1931 no condado de Essex, filho de pais escoceses. Seu pai era superintendente de hospital psiquiátrico, e a mãe, enfermeira. Apaixonando-se por atuar em tenra idade, ele foi de Rada, em Londres, ao teatro Shakespeare Memorial, em Stratford, passando a fazer parte da prestigiada Royal Shakespeare Company, fundada em 1960. Lá ele emergiu como ator cujo alcance e estilo sem esforço lhe permitiram atuar em quase todo o repertório de Shakespeare. Em 1959, seu parceiro de palco, Laurence Olivier, bateu Ian Holm em uma luta de espadas em uma produção de “Coriolanus”. Holm morreu com uma cicatriz no dedo.

 

Morre, ao 88 anos, Ian Holm - 19/06/2020 - Ilustrada - Fotografia ...

 

 

Ele ficou conhecido por seus grandes papéis em filmes de ação, como o Padre Vito Cornelius em “O quinto elemento” (1997), como Bilbo em “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003) e como Professor Fitz em “O Aviador” (2004).

Ian Holm deixa cinco filhos. Em 1998, recebeu da coroa inglesa o título de cavaleiro (Sir) por seus serviços prestados ao teatro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here